Pular para o conteúdo principal

Meu codinome é Dráuzio. Uso esse nome nas horas vagas, geralmente quando tô tentando ser. O mais engraçado é que não fui eu quem quis nem quem escolheu esse codinome. Na verdade ele me foi dado ou talvez imposto em circunstâncias totalmente inesperadas. Certo dia, entre amigos, após o trabalho, a caminho de um chopp, um telefone toca. “Oi amor, tudo bem? Aqui tudo bem também, acabamos a reunião agorinha mesmo e vamos comer uma pizza. Eu, Thiago, Maurício e Dráuzio. Tá, quando chegar em casa te ligo. Um beijo, te amo.” O fato é que o único que não estava lá era Dráuzio e eu não fui citada na lista do amigo, o que então significava que Dráuzio era eu. O carro ficou em silêncio e o grupo imerso na dúvida entre zoar o amigo ou fingir que ninguém tinha percebido o estranho detalhe. Aquele amigo não combinava com aquele texto, não parecia ele. É então que, neste exato interstício temporal, algo acontece, um vácuo, uma possibilidade escondida nas franjas da isenção. Bem, se eu não sou eu, eu sou outra pessoa e, já que sou outra pessoa, posso ser qualquer coisa. Posso ser Dráuzio. O Dráuzio original da história não importa mais, sem saber acaba de perder sua identidade para um novo Dráuzio. Uma não pessoa que todos podemos usar para ser. Mas era eu que tava ali e foi pra mim esse momento de privilégio. Fui eleita. Não sei nem como, na minha opinião eu estava tão ocupada em ser eu que nunca achei que pudesse ser escolhida pra ser outra pessoa. Mas a vida oferece surpresas inusitadas e agora toda vez que não quero ser eu posso simplesmente ser Dráuzio. Reflito sobre as infindáveis possibilidades porque ser Dráuzio te permite fazer as coisas exatamente como você gostaria de fazer e não faz. A dupla personalidade do amigo já não importava mais. Se ele, em algum momento deixou de ser ele, isso não me afetava porque eu, naquela altura, também não precisava mais ser eu e podia escolher simplesmente não ligar pra aquele ato que me excluiu de ser eu, mas me incluiu em poder ser qualquer um. Bem, desde esse dia tenho alternado entre eu e Dráuzio ao meu bel prazer. Nas horas vagas, como disse, tenho me empenhado em ser Dráuzio pra poder ser eu. Mas, o mais importante de tudo é que ninguém consegue distinguir entre um e outro e por isso você nunca sabe quem é quem. E nem mesmo se Dráuzio existe.

Comentários

Anônimo disse…
Fui eu que cometi essa?

hehehe. que merda. Desculpe dráuzio, dri, lauro, lia, mauro, mia, paulo, pia...

Podia eu dizer que estava bêbado, podia eu dizer que mudo ao falar no telefone, mas não posso dizer. Porque não tenho certeza, nem consciência de nenhuma das duas coisas.

Volte a ser dri, eu me sinto menos mal quando erro com ela, do que quando erro com drauzio, que eu não conheço.

:-)

Postagens mais visitadas deste blog

Os estudos que levaram à descoberta de Robilou Manteiga foram conduzidos por Caíto Mainier, conhecido expedicionário, pesquisador da ética e descobridor de coisas novas. O texto abaixo, assim como a imagem de Robilou são de sua autoria, após sinistras observações da realidade. Por ser muito ético, Caíto reluta em divulgar essas informações com medo do extermínio de Robilous. Mas conseguimos convencer um colaborador de Mainier a nos fornecer este material. Não foi fácil, mas aí está. Nossos propósitos são autênticos e incluem a transmutação das incoerências. Observe, talvez você já tenha entrado em contato com uma dessas criaturas. E parece que existem outras. Abaixo a transcrição do relato de Caíto, realizado durante trabalho de campo. Robilou Manteiga Bichos Novos Você sabe tudo sobre o planeta? Não, não sabe e sabe que não sabe. Então aceita a possibilidade da existência de bichos novos. Os bichos novos são bichos, novos, que surgiram agora, ou que já estavam aí, mas
quando fotografo engulo ar minha pele faz fotossíntese basta um instante é possível ser viável me revolta a doença e a morte, mas não adianta de nada quando uma árvore toca o vento existe um movimento todo dia se nasce, se morre, se vive ler alberto caieiro até parar pra pensar o outono atabaques tocavam na porta do nascimento escreveu 30K como quem foge desejava acima de tudo a força do vácuo
o ideal é que os aniversários fossem semanais, mas a luxúria e voracidade do tempo não permitem. ele sempre foi assim. exigente. fora isso, os artigos cosmopolitas falam de uma língua em que os aniversários eram mensais. fiquemos como estamos, no modelo anual. pérolas surgem através da maciez do vento. em minas acontecem absurdos a cada hoje. sempre foi assim.